Demonstrativos Contábeis dos resultados gerais do desempenho das receitas e despesas no período de um exercício completo (um ano). Subdividem-se, de acordo com a natureza dos resultados, em Balanço Financeiro, Balanço Orçamentário, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. São estruturados conforme as normas da Lei 4.320/64.
Balanço Social do Tribunal de Contas, tem como o objetivo tornar mais transparentes as ações do Tribunal de Contas, as quais beneficiam não somente os membros e servidores, como também toda a sociedade tocantinense. Essa demonstração, apesar de ser considerada de caráter social, indubitavelmente, é um instrumento de grande valia para qualquer entidade, seja pública ou privada, por abordar temas que envolvem desde os projetos sociais aos indicadores de desempenho da entidade.
Na atualidade vivenciamos um momento de transformação dos órgãos públicos, na busca cada vez mais do controle por resultados com responsabilização, conhecido como Nova Gestão Pública.
Portanto, entendemos que os diversos tipos de controles existentes, entre eles o controle interno, o controle externo e o controle social, são de vital importância para a aplicação correta dos recursos públicos.
No entanto, o Balanço Social, apesar de não ser uma demonstração contábil obrigatória, servirá como ferramenta de gestão por evidenciar dados qualitativos e quantitativos, econômicos, financeiros e sociais, de forma mais simples, quando comparada com as demonstrações contábeis exigidas pela Lei nº 4320/1964.
Com efeito, qualquer cidadão, ao analisar o citado Balanço, perceberá o desempenho da entidade, evidenciando os dados sejam econômicos, financeiros ou sociais, em uma linguagem de fácil compreensão, oportunizando a todos.
Ano | Unidade Gestora | Tipo | Ação |
---|